Nosso propósito é apoiar a criação de um mindset sustentável nas organizações.Desenvolvemos processos de relato e outros conteúdos para demonstrar o valor econômico, social e ambiental gerado pelas organizações. 

 

+ mais
sobre nós
o que fazemos
GRI
destaques
contato
início

22.03.18

Há muitos desafios, mas vamos comemorar o dia Mundial da Água com notícias inspiradoras

escolhemos um review da Coluna Verge, para que você conheça e se inspire em iniciativas positivas e acesse esses conteúdos.

Por Shana Rappaport, diretora de Programas Estratégicos do GreenBiz.

De todas as parcerias promissoras prontas para resolver problemas ambientais, uma está há menos tempo no radra: é a parceria entre humanos e sistemas naturais. É por isso que estou satisfeita que o tema do 25º Dia Mundial da Água, e do Fórum Mundial da Água, que acontece esta semana em Brasília, seja “Natureza para a Água”, sobre soluções baseadas na natureza para os desafios da água no século XXI.

Esses desafios são abundantes, ao contrário da própria água doce. Hoje, cerca de 3,6 bilhões de pessoas, quase metade do mundo, vivem em regiões com escassez de água, projetadas para aumentar para 5 bilhões até 2050. Quando se trata de riscos climáticos causados ??por inundações, degradação da terra e desertificação, as estatísticas são igualmente surpreendentes. 

O tema “Nature for Water” aborda uma verdade essencial: a importância de equilibrar as tecnologias atuais com a natureza genial foi aperfeiçoada nos últimos 3,8 bilhões de anos. Saiba mais em  World Water Day

Manchetes desta semana em todo o mundo demonstram a crescente onda da chamada infraestrutura verde - coisas como restaurar as zonas úmidas e reconectar os rios às planícies de inundação para reequilibrar o ciclo da água e mitigar os impactos de eventos climáticos extremos.

Tomemos, por exemplo, o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas 2018, divulgado nessa semana, que apresenta estudos de caso sobre como a China planeja reciclar 70% de sua água da chuva através de um novo projeto da Cidade de Esponjas; como a Índia está regenerando solos e florestas, seguindo uma das piores secas de sua história, ao estabelecer estruturas de coleta de água; e como a Ucrânia está experimentando áreas úmidas artificiais para filtrar produtos químicos de esgoto e escoamento.

Histórias semelhantes estão chegando dos Estados Unidos também. Um exemplo é o Programa Nacional de Certificação de Infraestrutura Verde, que, à medida que se instala em Washington D.C., aumenta a resiliência da cidade ao mesmo tempo em que educa e treina trabalhadores para construir, inspecionar e gerenciar projetos de infraestrutura verde.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 6 compromete-se a garantir que todos tenham acesso a água potável até 2030. Alcançar isso exigirá novas parcerias, mas também uma nova mentalidade na qual os humanos não se vêem como combatendo a natureza, mas aliados a ela - aplicando nossos melhores pensamentos para ajudar os sistemas naturais a fazerem o que já fazem melhor.


Fonte: GreenBiz
 Contato +55 51 3061.9363 - 9262.5242