Nosso propósito é apoiar a criação de um mindset sustentável nas organizações.Desenvolvemos processos de relato e outros conteúdos para demonstrar o valor econômico, social e ambiental gerado pelas organizações. 

 

+ mais
sobre nós
o que fazemos
GRI
destaques
contato
início

19.07.18

GRI, PRI e o Pacto Global da ONU lançam dez recomendações para que as empresas atendam às necessidades dos investidores ao relatar sobre seus compromisso com os ODS.

No último dia 17 de julho, foram divulgadas 10 recomendações destinadas a estimular investimentos para ajudar a promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante o SDG Business Forum, em uma ação  conjunta entre Global Reporting Initiative (GRI), Princípios para o Investimento Responsável (PRI) ) e o Pacto Global das Nações Unidas.

As recomendações se concentram em como os relatórios corporativos sobre os ODS podem atender melhor às necessidades de informação dos investidores para ajudar a mobilizar o financiamento sustentável necessário para alcançar as metas dos ODS. As três entidades representam as organizações mundiais líderes nas áreas de relatórios de sustentabilidade, responsabilidade corporativa e investimento responsável.

O são os ODS
Os 17 ODS, adotados por 193 Estados Membros nas Nações Unidas em 2015, fornecem uma estrutura compartilhada para enfrentar os desafios de sustentabilidade mais urgentes do mundo. 
Atingir os ODS requer compromisso não apenas de governos e empresas, mas também de investidores. Estima-se que, até 2030, seja necessário um total de US $ 90 trilhões para alcançar os ODS. A mobilização desse capital exigirá que as empresas relatem suas ações para avançar nos Objetivos Globais de forma que ajude os investidores a tomar decisões a partir dos dados informados, direcionando recursos para investimentos com impactos positivos no mundo real.

“Os ODSs globalmente acordados são uma articulação das questões ambientais, sociais e econômicas mais urgentes do mundo. Como tal, eles agem como uma lista definitiva dos fatores materiais que os investidores devem considerar como parte de seu dever fiduciário ”, diz Fiona Reynolds, CEO do PRI. 

Oportunidades alinhadas com os ODS
Há também um forte argumento comercial para investir em oportunidades alinhadas com os ODS, e os benefícios de divulgações significativas de sustentabilidade estão bem estabelecidos.
A publicação lançada no dia 17 de julho, "Em foco: Atendendo às necessidades dos investidores em relatórios de negócios sobre os ODS" fornece orientações para as empresas sobre como melhor garantir que suas divulgações relacionadas aos ODS sejam úteis para os investidores.

Porque publicar relatórios

Tim Mohin, diretor executivo da GRI, afirma: “Os investidores querem ver relatórios equilibrados que mostrem as metas e o progresso da empresa em relação aos ODS. As empresas devem considerar
os fatores de risco e os impactos nas pessoas e na sociedade de maneira concentrada e se esforçarem para divulgar dados concisos, consistentes, atuais e comparáveis?”.

Em 2017, a GRI e o Pacto Global da ONU estabeleceram uma iniciativa conjunta para ajudar as empresas a medir e gerenciar seus impactos nos ODS. Esta nova publicação sobre o ângulo do investidor no relatório de ODS é a mais recente conquista desse esforço. “Há uma necessidade de uma liderança ousada das empresas para realizar os ODS, uma agenda ambiciosa que visa transformar o nosso mundo até 2030. Esperamos que este relatório apoie as empresas em seus esforços para alcançar investidores e mobilizar o financiamento sustentável necessário para a conquista. dos ODS, abrindo o caminho para um mundo onde ninguém é deixado para trás ”, diz Lise Kingo, CEO e diretora executiva do Pacto Global da ONU.

O novo relatório complementa uma publicação anterior intitulada Análise dos Objetivos e Metas (2017). Ainda este ano, será seguido por  um guia prático para integrar os ODS nos ciclos de relatórios das empresas. O relatório lançado hoje é financiado pela Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. 

Como podemos ajudar sua empresa

Responsabilidade Social Corporativa
Mobilização e engajamento de stakeholders
Diagnóstico socioambiental - gap analysis
Políticas socioambientais
Processo de Materialidade e Análise de Impactos
Mapeamento indicadores GRI e ODS/ONU
Relatórios: GRI – Integrado (IIRC) - consultores certificados
 


Fonte: ekmkt
 Contato +55 51 3061.9363 - 9262.5242